1. Somente serão considerados para publicação trabalhos inéditos e que não tenham sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas, a não ser que se trate de artigos publicados a convite dos editores.

  2. Revista Inquietude publica trabalhos inéditos em forma de artigos, ensaios, resenhas e traduções. Está voltada para publicação de trabalhos de discentes de graduação e pós-graduação em filosofia e de áreas afins, desde que tenham cunho filosófico.

  3. Os artigos e ensaios, de pesquisa ou discussão, deverão ser submetidos em língua portuguesa, ser revisados linguisticamente e conter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo referências bibliográficas, notas, resumo e até cinco palavras-chave. O texto deve estar na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entre linhas de 1,5. Deverão conter:

    • Resumo em português e inglês; ou português e francês; ou português e alemão; ou português e italiano; com, no máximo, 200 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples.


    • Palavras-chave (no máximo, cinco); nas duas línguas (português e inglês; português e francês; ou português e alemão; ou português e italiano); separadas por ponto e vírgula.


  4. Considerando que a Revista Inquietude envia os trabalhos submetidos a pareceristas anônimos, os editores não revelarão os nomes desses consultores aos autores, nem o nome dos autores aos consultores, independentemente de o artigo ser aceito ou não. Por tal motivo, os trabalhos não devem conter nenhum tipo de identificação do autor. Nome, titulação, vínculo institucional e e-mail do autor deverão ser enviados em um arquivo separado, no momento de submissão do artigo. O nome dos autores não deve, em hipótese alguma, aparecer no corpo do texto.

  5. As resenhas submetidas não poderão ultrapassar 10 laudas. A resenha deve estar relacionada a obras de Filosofia e deve ser inédita. O texto deve estar em português e conter a identificação completa da obra. A formatação do texto, as citações e as referências bibliográficas devem atender as mesmas normas dos artigos. A resenha será avaliada de acordo com a descrição do conteúdo da obra, a análise crítica e a qualidade textual.

  6. As traduções serão apreciadas pelos editores conforme cada caso em particular. Os autores, no momento da submissão, deverão enviar uma cópia do texto original. Caso a tradução seja aceita para publicação é de responsabilidade do autor apresentar à Revista Inquietude uma autorização (de quem detém os direitos autorais do texto) para a publicação da tradução.


  7. copyright dos artigos publicados será de propriedade da Revista Inquietude, contudo, os mesmos poderão ser republicados, mediante um parecer favorável dos editores.

  8. Os autores dos artigos aceitos terão seus textos publicados em formato PDF, versão on-line, no sítio www.inquietude.org.

  9. Não serão publicados artigos do mesmo autor em números consecutivos da revista (observada essa regra, o artigo, caso aceito, poderá ficar arquivado para ser publicado em um dos números subsequentes, se o autor assim o desejar).

  10. Para facilitar a uniformização necessária quando de sua edição final, a Revista Inquietude aconselha os seus colaboradores a seguirem as instruções gerais para a formatação dos textos.

  11. Os artigos deverão ser submetidos através do site, após a realização do cadastro como "autor".

  12. Nosso e-mail para contato é: revista.inquietude@gmail.com



Formatação dos Textos

Deve ser utilizado o editor Microsoft Word (ou Open Office), seguindo a configuração:


  • Tipo de Arquivo:DOC, RTF ou ODT
  • Formato de Papel: A4
  • Margens da Página: superior e esquerda com 3 cminferior e direita com 2 cm
  • Fonte: Time News Roman
  • Tamanho da Fonte: 12
  • Espaço entre Linhas: 1,5
  • Alinhamento do Texto: Justificado



  • Título em caixa alta, negrito e centralizado.

  • Subtítulo em minúsculo, negrito e recuado à esquerda. O título deve ser separado do subtítulo por um espaço entre linhas de 1,5. E o título ou no caso o subtítulo (caso exista) deve ser separado do corpo do texto por dois espaços entre linhas de 1,5cm.

  • O título das Subseções deve estar em itálico e ser separado do corpo do texto por dois espaços entre linhas de 1,5 cm. Não numerar as subseções.

  • Resumo e abstract devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço entre linhas simples, com espaçamento antes e depois zero. A palavra RESUMO deverá aparecer em caixa alta e negrito acima do texto do resumo.

  • Os Parágrafos devem se destacar da margem esquerda com um recuo de 1,25 cm.
  • As Notas deverão aparecer ao pé da página e deverão ser ordenadas numericamente.
  • As Referências ao final do artigo.

  • As Citações com até 3 (três) linhas devem estar no corpo do texto "entre aspas".

  • As Citações com mais de 3 (três) linhas devem se destacar do corpo do texto, sendo elaboradas em tamanho 10, espaço entre linhas simples e recuadas à esquerda em 3,5 cm.
  • As Citações em Língua Estrangeira devemser colocadas em notas de rodapé.

  • As Notas Explicativas devemser colocadas em notas de rodapé.

  • As Referências de Citações devemser colocadas no corpo do texto no formato (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p. ).

  • As Referências completas devem ser apresentadas ao final do artigo com fonte tamanho 12, espaço entre linhas simples, ordenadas alfabeticamente em ordem ascendente e obedecendo ao seguinte formato:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador (es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, ano. Intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. Ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [On-line]. ano. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].

Os artigos deverão ser submetidos através do site, após a realização do cadastro como  "autor".



As normas acima devem ser cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos não serão considerados para avaliação.



Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 4MB).
  3. Os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://filosofia.ufg.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), para que possa ser garantido o procedimento de avaliação cega.
 


Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
 


Política de Privacidade

A Revista Inquietude consoante às determinações legais está comprometida com a segurança e o sigilo de todas as informações pessoais em seu banco de dados. Para tanto, todas as informações referentes a dados pessoais serão usados nesta revista exclusivamente para os serviços editoriais prestados por este periódico, estando vedado seu uso para quaisquer outras finalidades ou a terceiros.